quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A VERDADE QUE QUEBRA PRISÕES

"E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos."
Atos 16:20-26

          Nesta passagem do livro dos Atos dos Apostolos na Bíblia, mostra uma das missões onde Paulo e Silas anunciavam as "Boas Novas" de Cristo para os Romanos. Vemos então a reação dos romanos com relação aquilo que eles estavam ensinando. Paulo simplesmente ensinava, que todas as tradições, costumes, religiões, não eram mais necessárias, por que Deus amou o mundo a ponto de dar seu filho para que todos  os que cressem nele, não mais fossem condenados mas tivessem a vida a eterna. Em outras palavras anunciavam que tanto Judeos como Romanos estavam livres de toda acusação, livres dos pecados, livres das cordas das tradições!
         Mas o peso da cultura e do passado, o peso dos costumes muitas vezes fala mais alto do que a simplicidade da verdade. Ao ouvir aquelas coisas os Romanos se sentiram agredidos a ponto de enviarem eles para o cárcere! Que situação complicada e constrangedora, a ordem de Jesus para o homem foi:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."
Mateus 28:19-20

       E ao cumprirem o que foi mandado por Jesus eles são açoitados e presos! Seria motivo para muitas pessoas de desistirem do caminho, se entristecerem, ou até mesmo pensar que Jesus não estava com eles como prometido. Mas a reação de Paulo e Silas foi exatamente o contrário, eles começaram a cantar louvores a Deus! Dizer que Ele era poderoso, louvar as promessas dEle e quando nós nos movemos em fé, nos movemos na Verdade de Cristo, conhendo a ela, essa verdade tem o poder de quebrar as prisões. Paulo e Silas foram libertos pelo poder da Verdade que estava dentro deles e todos ao redor receberam este poder.

       Essa passagem acontece nas nossas vidas diariamente, quando ouvimos o evangelho, muitas vezes o rejeitamos pelo peso das tradições que nos seguem por toda a vida. O homem natural não sabe que Jesus tem que ser convidado a entrar no seu coração pelo conhecimento da Verdade, que Ele morreu, ressucitou e abençoou todas as familias da terra, fazendo com que a partir da atitude de acreditar neste sacrifício e de convidar a ele para entrar no coração, todas as cadeias, prisões, acusações, sejam quebrados!

       "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." 1 João 4:16

       O amor de Deus tem o poder de quebrar todas as prisões! Que o Deus de amor e paz abençoe a todos os que lerem este artigo, e que possamos ter atitude de fazer como Paulo e Silas, em meio as prisões clamar pelo amor de Jesus, para que sejamos livres!


Por Ian.